domingo, 29 de dezembro de 2013

Os dias foram passando e nada parecia aliviar a dor das pessoas que eram mais próximas. O assunto de café, da entrada da igreja, de recreio ou de encontro na mercearia ainda era a morte de Anita. Ao fim de inúmeros avisos de uma ida para um colégio interno Pedro sentiu-se na obrigação de começar a frequentar de novo as aulas.
Eram 9:00 e lá estava ele sentado numa secretária de sala de aula. Não estava com a mínima vontade de estar ali e tudo aquilo lhe fazia confusão. A simpatia da professora, a forma carinhosa e preocupada com que todos se mostravam para com ele não era normal e isso ainda lhe incomodava mais. Olhou para o seu lado e lá estava: Ana e Raquel. Estavam diferentes, mais magras e com os olhos bastante inchados. Supôs que também não se sentissem bem com tudo o que se estava a passar. Teve vontade de as abraçar, sentir que de alguma forma Anita estava mais próxima dele. Não se mexeu. Não era dado a formas de afecto e só em ter esse pensamento já achava que algo de errado se estava passar com ele. Passou a aula inteira de bruços sobre a mesa com a cabeça pousada em cima. Tinha os phones postos. De cinco em cinco minutos olhava para o relógio e a aula parecia não ter fim. Sentiu-se adormecer por momentos.
- Pedro? Pedro? Pedrooo! – gritava a professora com um aumento de voz gradual
- Ãh? Que queres?
- Que queres? Pedro sou tua professora. Eu sei que estes momentos têm sido difíceis para ti desde que Anita morreu, mas também não tem sido fácil para mim nem para os teus colegas por isso exijo respeito.
- Que sabes tu? Que sabem eles? Á quanto tempo conhecias a Anita? Não conhecias. Esta calada.
- Pedro já chega. Vou ser obrigada a expulsar-te. Tudo tem limites e tu já atingiste o teu. Eu sei que estas afectado com isto tudo mas isso não muda nada.
- Não precisa expulsar-me. Eu vou sozinho. E tu não sabes nada. Nada mesmo. Tiveste com a Anita durante as aulas e era essa pessoa que conhecias. Nunca a viste chorar. Nunca a viste sorrir. Nunca tiveste um momento com ela fora destas quatro paredes e achas que sabes alguma coisa? – dizia Pedro gritando revoltado com tudo o que tinha acabado de ouvir.
- Sai Pedro.
- Afectado? Ninguém sabe o que estou a passar e ainda se acham no direito de opinar. Eu vi a Anita morrer. Eu vi a Anita com aquela corda ao pescoço. Eu vi a Anita pendurada. 

Sem comentários:

Enviar um comentário